Métodos Ikeda (SIMPLE e FULL)

Na busca por estimativas para os coeficientes de amortecimento de roll de navios sem a necessidade de se realizar experimentos reais, a comunidade de Engenharia Naval comumente utiliza o método do Prof. Ikeda, que propôs duas formulações (simplificada e completa) para os fenômenos que causam o amortecimento. São eles:

·        Friction: arrasto viscoso

·        Wave: parcela referente ao amortecimento potencial

·        Eddy: amortecimento devido ao desprendimento de vórtices

·        Bilge-keel: devido à bolina

·        Lift: devido à velocidade de avanço

Interface do método de Ikeda. As duas versões: simples (SIMPLE) e completa (FULL).

 

 

Malha GDF Low order dada de input para a aplicação Ikeda.

 

 

Corte automático da malha para geração das balizas e cálculo automático de propriedades das seções transversais. Visualização da bolina, gerada a partir de um corte plano no casco.

 

Artigo resultante dos trabalhos realizados no DampFit e Ikeda.