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1
Computação Gráfica
Módulo I – Luz e Cor
  • UniverCidade - Prof. Ismael H F Santos


2
Considerações Gerais
  • Objetivo: Discutir os principais conceitos eos princípios básicos dos Sistemas Gráficos e a Programação em OpenGL.
  • A quem se destina : Alunos e Profissionais que desejem aprofundar seus conhecimentos sobre Computação Grafica e suas aplicações.


3
Bibliografia
  • Computação Gráfica Volume 1. Jonas Gomes e Luiz Velho. Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA.
  • Introdução a Computação Gráfica - Paulo Roma
    •  http://www.lcg.ufrj.br/compgraf1/downloads/apostila.pdf
    • http://www.lcg.ufrj.br/compgraf1/downloads/apostila.ps.gz
  • Notas do Curso ministrado na Universidade de Maryland pelo Prof. David Mount
    • ftp://ftp.cs.umd.edu/pub/faculty/mount/427/427lects.ps.gz
    • http://www.lcg.ufrj.br/~esperanc/CG/427lects.ps.gz
  • Apostila Fundamentos da Imagem Digital – Antonio Scuri
  • Computer Graphics: Principles and Practice, Second Edition. James Foley, Andries van Dam, Steven Feiner, John Hughes. Addison-Wesley.
  • OpenGL Programming Guide, 2nd Edition. Mason Woo, Jackie Neider, Tom Davis. Addison Wesley.
4
Bibliografia OpenGL
  • OpenGL® Programming Guide, 2nd Edition. Mason Woo, Jackie Neider, Tom Davis. Addison Wesley.
    • http://www.lcg.ufrj.br/redbook
  • Manual de referência online
    • http://www.lcg.ufrj.br/opengl
  • Sítio oficial do OpenGL
    • www.opengl.org


5
Paradigmas dos Universos
  • Universos:
    • físico → matemático → representação → codificação.




    • Luz → modelo espectral → representação tricromática → sistemas de cor.
6
Luz e Cor
  • O que é cor?
    • Cor é uma sensação produzida no nosso cérebro pela luz que chega aos nossos olhos.
    • É um problema psico-físico
7
Luz e Cor
8
Modelos físico da luz
9
Modelo de fótons
10
Física da luz
  • Modelo de ondas - Óptica geométrica
    • Luz é uma radiação eletro-magnética que se propaga a 3x105 km/s   ( E = h . n,  c = l .n).

  • Modelo quântico


11
 Natureza da luz
12
Ondas eletromagnéticas
13
Reflexão e Refração
14
Onda em obstáculos
15
Energia e Fluxo Radiante
16
Potência (fluxo) radiante
17
Irradiação e Radiosidade
18
Área Aparente e Angulo Sólido
  • Area Aparente
    • ou foreshortening







  • Angulo Sólido
  • em steradian
19
Radiância
20
Radiância em função da direção
21
Luz viaja em linha reta
22
Câmeras fotográficas
  • Câmera
  • Convencional





  • Câmera Digital
23
O que mede uma câmera fotografica
  • Câmeras fotográficas medem a
  • radiância de pontos da cena


24
Radiancia ou Luminância
25
Luz
  •  Espectro de fontes luminosas


  •  Processos de formação de cor
26
Espectro idealizado de fontes luminosas
27
Espectros de luz branca
28
Reflectâncias espectrais de flores
29
Medidas do espectro da luz solar
30
Espectros de luz “branca”
31
Espectro dos fósforos dos monitores
32
Corpo negro (blackbody)
  • Corpo negro – material que emite luz quando aquecido. O espectro de cores é determinado apenas pela temperatura do corpo.
  • Uma lampada incandescente e a chapa de um fogão elétrico apresentam um espectro de cores que são uma boa aproximação do espectro de cores de um corpo negro.
  • Espectro da Luz solar e de um corpo negro a 6500º K


33
Corpo negro (blackbody)
  • Variação da distribuição espectral da radiação de um corpo negro em função da temperatura


34
Temperatura da cor
  • Qualquer fonte luminosa que tem as mesmas coordenadas de cromaticidade  que a de um corpo negro pode ser descrita como tendo a temperatura de cor daquele corpo negro.
35
Temperatura da cor
36
Espectro CIE D65 e da lâmpada incandecente (illuminant A)
37
Espectro de quatro fontes luminosas artificiais
38
Modelo Matemático de Luz
  • Universo matemático é o conjunto D de todas as funções de distribuição espectral.


  • Função de distribuição espectral relaciona: comprimento de onda com uma grandeza radiométrica.



39
Características das fontes luminosas
40
Características das fontes luminosas
41
Processos aditivos de formação de cores
42
Processos subtrativos de formação de cores
43
Processos de formação de cores:
por pigmentos
44
What is Color?
45
What is Color?
46
What is Color?
47
What is Color?
48
Sistemas Físicos de Cor
  • O olho é um sistema físico de processamento de cor (sistema refletivo).
    • Similar a uma câmera de vídeo.
    • Converte luz em impulsos nervosos.







49
Anatomia do olho humano
50
Percepção de Cor
  • Diferente para cada espécie animal.
  • Dentre os mamíferos, só o homem e o macaco enxergam cores.
  • Aves têm uma visão muito mais acurada do que a nossa.


51
Representação
  • Amostragem gera uma representação finita de uma função de distribuição espectral.
  • Todo sistema refletivo possui um número finito de sensores, que fazem uma amostragem em n faixas do espectro.
52
Amostragem



  • si(l) é a função de resposta espectral do i-ésimo sensor.



53
Sistema Visual Humano
  • Dois tipos de células receptoras com sensibilidades diferentes: cones e bastonetes.
    • Bastonetes  → luz de baixa intensidade (sem cor).
    • Cones → luz de média e alta intensidade (com cor).

  • Três tipos de cones que amostram: comprimento de onda curto (azul), médio (verde) e longo (vermelho).
54
Sensibilidade dos cones do olho humano
55
Eficiência Luminosa
  • Brilho aparente varia com o comprimento de onda.
  • Pico do brilho é diferente para níveis baixos (bastonetes), médios e altos (cones).
    • Máximo na faixa do verde.

56
Sensibilidade do olho em função do comprimento de onda
57
Percepção de cor
58
Princípios do metamerismo
59
Metamerismo
60
Metamerismo
61
Amostragem e Reconstrução
  • A cor reconstruída deve ser perceptualmente igual a cor original.
    • É possível devido ao metamerismo.
    • Cores metaméricas são perceptualmente idênticas.

62
Metamerismo e reprodução de cor em CG
63
O problema de reprodução de cor em CG
64
Sistemas Emissivos
  • Sistemas emissivos reconstroem cores a partir de emissores que formam uma base de primárias, Pk


65
Representação Discreta de Cor
  • O espaço de todas as distribuições espectrais possui dimensão infinita.
  • Representação finita requer um processo de amostragem.
    • Aproxima um espaço de dimensão infinita por um espaço de dimensão finita (há perda de informação).
  • Pode-se utilizar um vetor de dimensão finita na representação discreta de cor.


66
Espaço Perceptual de Cor
  • Representação define uma transformação linear.
    • De acordo com os experimentos de Young em 1807.





  • Espaço perceptual de cor é de dimensão 3.
  • Representação discreta associa um conjunto de distribuições espectrais ao mesmo ponto do R 3  (metamerismo).
67
Reconstrução de Cor
  • Dados
    • Uma função de distribuição espectral C(l),
    • Um sistema emissivo com base Pk
    • E um sistema refletivo,
  • Como calcular as componentes na base de primárias de forma a que a cor reconstruída seja perceptualmente equivalente a cor original?
68
Funções de Reconstrução de Cor
  • Uma vez que se conheça a resposta espectral do sistema, prova-se que:





    • rk(l) são as funções de reconstrução de cor.
69
1ª Lei de Grassmann
70
2ª e 3ª  Lei de Grassmann
71
Sistemas de Cor - Padrão  CIE
  • CIE – Comission Internationale de L’Eclairage (criada em 1913).
  • Padrão CIE-RGB (1931) apresenta coordenadas negativas.
  • Padrão CIE-XYZ foi criado para evitar coordenadas negativas.
    • Primárias não estão contidas no sólido de cor.
  • Conversão CIE-RGB para CIE-XYZ é uma mera mudança de sistema de coordenadas.
72
Colorimetria e Sistemas de Cores
  •  CIE (Commission Internationale de l’Eclairage)
    • RGB
    • XYZ
    • xyY
    • Lu*v*
    • La*b*
  • Sistemas por exumeração
    • Munsell
    • Pantone
  • Sistemas dependentes de dispositivos
    • mRGB
    • CMY
    • CMYK
  • Sistemas para especificação interativa
    • HSV
    • HLS
73
3D Color Spaces
74
Resposta Espectral






  • Cor espectral desconhecida à esquerda.
  • Três cores padrão de cada lado.
  • Intensidade de cada cor padrão varia de forma independente.
75
CIE RGB
76
Representação perceptual da cor CIE RGB
77
colour Matching Experiment 1
78
colour Matching Experiment 1
79
colour Matching Experiment 1
80
colour Matching Experiment 2
81
colour Matching Experiment 2
82
colour Matching Experiment 2
83
Artifício para “subtrair” uma componente
84
Intensidade Negativa?
  • Podem haver cores que não são igualadas pelas três cores padrão apenas.
    • Nesse caso, adiciona-se uma cor padrão ao lado esquerdo também (correspondendo, matematicamente, a uma intensidade negativa).
85
Componentes das cores monocromáticas
- CIE RGB -
86
Componentes das cores monocromáticas
- CIE RGB 2º 1931
87
Componentes das cores monocromáticas
- CIE RGB -
88
Sólido de Cor
  • Conjunto de todas as cores visíveis forma um cone convexo, chamado de sólido de cor.
    • Combinação convexa de duas distribuições espectrais é uma distribuição espectral.
    • Cada distribuição espectral corresponde a um único ponto no espaço de cor.
    • Aplicação de representação é linear.
    • Espaço de cor é o conjunto das retas que passam pela origem.
89
Sólido de Cor – CIE - RGB
90
Mudança de Base do Espaço de Cor
91
Criação do Sistema XYZ
  • Duas cores primárias têm luminância zero.
  • Informação de luminância na componente Y.
  • Traça-se uma reta coincidente com o segmento quase retilíneo do diagrama de cromaticidade.
    • Interseção desta reta com a reta de luminância zero define a primária X.


92
Construção Geométrica
  • As duas outras primárias ficam definidas traçando-se uma outra reta tangente ao diagrama de cromaticidade.
    • Esta reta minimiza a área do triângulo formado pela reta de luminância zero, a reta anterior e esta reta.
    • Z está sobre a reta de luminância zero.
93
Conversão RGB-XYZ




  • Dispõem-se das coordenadas de cromaticidade xyz.
    • Cr , Cg , Cb escalam apropriadamente os vetores da base.
  • É necessário que se conheçam as coordenadas tricromáticas de um ponto.
94
Branco Padrão
  • Normalmente, usam-se as coordenadas tricromáticas (Xw ,Yw ,Zw) do branco padrão de referência: (Rw , Gw , Bw) = (1, 1, 1).
95
Mudança da base  CIE RGB para CIE XYZ
96
Mudança da base  CIE RGB -> CIE XYZ
97
Conversão da base  CIE RGB para CIE XYZ
98
Matriz de Conversão RGB -> XYZ
  • Fazendo as contas usando (Xw ,Yw ,Zw) = (Rw , Gw , Bw) = (1, 1, 1), obtém-se:
99
Componentes das cores monocromáticas
- CIE XYZ -
100
CIE XYZ (2o e 10o)
101
CIE XYZ 2o - 1931
102
Cor de um objeto no CIE XYZ
103
Cores visíveis representadas no CIE XYZ
104
Retirando a luminosidade ou brilho
da definição da cor em CIE XYZ
105
 
106
Diagrama de Cromaticidade
  • Projeta-se radialmente o sólido de cor no plano de Maxwell:  x + y + z = 1.
    • A interseção do sólido de cor com o plano de Maxwell é uma curva convexa.
    • Cores espectrais correspondem a pontos na fronteira do diagrama de cromaticidade.
107
Coordenadas de Cromaticidade
  • Reta que passa pela origem e por uma cor C.
    • {p; p = tC, t Î R}.

  • Projeção c = (cr , cg, c b) no plano de Maxwell impõem cr + cg + cb = 1.


  • t(Cr+Cg+Cb) = cr+ cg+ cb = 1 Þ t = 1/(Cr+Cg+Cb)
    • Þ ci = Ci/(Cr+Cg+Cb).
108
Cálculo da Luminância
  • Luminância é uma grandeza colorimétrica que corresponde aos termos perceptuais de brilho (emissores) ou luminosidade (refletores).


  • Luminância é um funcional linear.



109
Decomposição Crominância-Luminância
  • Coordenadas de cromaticidade captam a noção da matiz de uma cor.
  • Juntamente com a informação de intensidade ou luminância determinam unicamente uma cor.
110
Núcleo do Funcional de Luminância
  • Todo vetor de um espaço vetorial pode ser escrito, de modo único, como soma direta de um vetor do núcleo de um funcional linear e de um vetor pertencente a um espaço complementar ao núcleo.


111
Propriedade
  • Dimensão do núcleo mais a dimensão da imagem de uma transformação linear é igual a dimensão do domínio da transformação.
    • Seja L : Ân   → Âm. Então,
      • dim(ker(L)) + dim(Im(L)) = n.
    • Logo, a dimensão do núcleo do operador de luminância é igual a 2.
112
Plano de Crominância
  • Se duas cores tem a mesma luminância, então elas estão em um hiperplano afim, paralelo ao núcleo do operador de luminância.




  • Cada hiperplano afim paralelo ao núcleo do operador de luminância é chamado de um hiperplano de crominância (luminância constante).



113
Núcleo do Operador de Luminância
114
Cor Dominante e Complementar
115
Cores visíveis representadas no CIE XYZ
Diagrama de Cromaticidade
116
Sistema xyY
  • O diagrama de cromaticidade retira a luminância.
    • Cores relacionadas com luminância não aparecem (marrom = vermelho-alaranjado com luminância muito baixa).
  • Coordenadas xyY permitem que se faça uso do diagrama de cromaticidade na especificação de cores.


117
Sistema xyY
118
Retirando a luminosidade ou brilho
da definição da cor em CIE XYZ
119
Cores visíveis representadas no
sistema CIE xyY
120
Nome das cores
121
Nome das cores
122
Planckian locus
123
Saturação e cor complementar no diagrama de cromaticidade xy
124
 
125
 
126
 
127
 
128
Opponent Colors
129
Gamute de cromaticidade de dispositivos
130
Gamute
131
Gamut de cores de um monitor RGB
132
Cores perceptualmente equidistantes representadas no sistema CIE xyY
133
Weber's law
  •  The change in a stimulus that will be just noticeable (JND) is a constant ratio of the original stimulus.
134
Correção Gama
  • Assume luminância proporcional à voltagem.
    • Mas não é !!
    • Luminância µ a potência do feixe de elétrons.
  • Luminância µ Voltagemg.
    • g  entre 1.5 e 3.0 (depende do monitor).
    • Deve pré-compensar valores RGB.
  •  Alguns monitores fazem a correção gama por hardware, outros não.





135
Correção Gama
136
Correção Gama
137
Correção Gama (a coincidência)
138
O sistema tem muitos Gamas!
139
Gama de uma ponta a outra (end to end)
140
Que ajuste adotar?
141
Tons de cinza igualmente espaçados
142
Tons de cinza corrigidos
143
Tons de cinza igualmente espaçados
144
Tons de cinza corrigidos
145
Tons de cinza igualmente espaçados
146
Tons de cinza corrigidos
147
Tons de cinza igualmente espaçados
148
Tons de cinza corrigidos
149
CIE L* Correção perceptual
150
Sistemas de cor perceptualmente uniformes do CIE Luv e CIE Lab (1976)
151
CIE xyY ® CIE LUV
152
CIE LAB
153
CIE 1976 (L*a*b*) colour space, Lightnedd
154
CIE 1976 (L*a*b*) colour space, Hue and Chroma
155
CIE 1976 a,b colour difference and CIELAB components
156
CIE 1994 colour difference
  • k parametric factors, industry dependent
  • S weighting functions, depend on location in colour space:
157
Branco de referência
158
Conversão Lab - XYZ
159
Sistemas de Cor

  • Espaço de cor + sistema de coordenadas.
    • Sistemas Padrão.
    • Sistemas dos Dispositivos.
    • Sistemas Computacionais.
    • Sistemas de Interface.
160
Sistemas Padrão
  • Independentes de dispositivos físicos.
  • CIE-RGB.
    • 700 mm (Red), 546 mm (Green), 435.8 mm (Blue).
  • CIE-CMY.
    • Ciano (azul piscina), Magenta (violeta), Amarelo.
  • CIE-XYZ.
161
Sistemas dos Dispositivos
  • Subconjunto do sólido de cor.
    • Contém todas as cores que podem ser geradas pelo dispositivo (combinação convexa da base de primárias do dispositivo).
  • Forma de paralelepípedo e as faces são paralelogramos.
  • Mudando-se as coordenadas ganha a forma de um cubo.
162
Sistemas Dispositivos - Monitores
163
Sistemas de Cor
dependentes de dispositivo - mRGB
164
Cubo RGB
165
Sistemas de cor
dependentes de dispositivo - mRGB
166
Conversão do mRGB para
CIE XYZ e vice-versa
167
Conversão do mRGB para CIE XYZ (cont.)
168
Conversão do mRGB para CIE XYZ (cont.)
169
RGB normalizado
170
sRGB - “A Standard Default Color Space for the Intenet”
  • Hewlett-Packard and Microsoft propose the addition of support for a standard color space, sRGB, within the Microsoft operating systems, HP products, the Internet, and all other interested vendors.


  • The aim of this color space is to complement the current color management strategies by enabling a third method of handling color in the operating systems, device drivers and the Internet that utilizes a simple and robust device independent color definition.
171
ITU-R BT.709
172
sRGB viewing environment Parameters
173
XYZ ® sRGB: Passo 1 - Conversão
174
XYZ ® sRGB: Passo 2 – Correção Gamma
175
XYZ ® sRGB: Passo 3 –Digital Color (8 bits)
176
XYZ ® RGB
177
sRGB ® XYZ
178
XYZ ¬ RGB
179
Sistema  CMY
  • Sistema das Impressoras.
    • CMY ou CMYK.
  • Processo predominantemente subtrativo.
180
Sistemas de cor dependentes de dispositivo - CMY
181
R=M+Y
182
Sistemas de cor dependentes de dispositivo - CMY
183
CMYK Color Model
  • CMYK = Cyan, Magenta, Yellow, blacK
184
Conversão RGB para CMY e vice-versa
185
Sistemas de cor dependentes de dispositivo - CMYK
  • O sistema CMYK usa o preto (blacK) porque o pigmento (carbono) é mais barato;
  • A superposição de ciano, magenta e amarelo para produzir preto gera um tom meio puxado para o marron.
186
CMY + Black
  • Using three inks for black is expensive
  • C+M+Y = dark brown not black
  • Black instead of C+M+Y is crisper with more contrast
187
Sistemas de Interface
  • Oferecem uma interface adequada a especificação de cores por um usuário comum.
  • Em geral, especificam cores através de três parâmetros: matiz, saturação e luminância.
188
Tipos de Sistema de Interface

  • Baseados em coordenadas: HSV, HSL.
  • Baseados em amostras: Pantone, Munsell.
189
Paradigmas de Cor
190
Sistema HSV
  • Criado por Alvy Ray Smith.
  • Projeta o cubo RGB ortogonalmente sobre o plano: x + y + z = 3.
  • Conversão para RGB não é uma transformação linear.


191
Sistemas de cor mais indicados para interface com usuário - HSV
192
HSV
193
HSV/HSB Color Space
194
HSV
195
Sistemas de cor mais indicados para interface com usuário - HSV
196
Transformação RGB para HSV e vice-versa
197
Conversão RGB para HSV - cálculo de H
198
Conversão RGB-HSV
199
Sistema HSL
  • Sistema
  •     H (Hue)
  •     S (Saturation)
  •     L (Lightness)
    • Patenteado pela Tektronix.
  • Baseado no HSV.
200
Sistema HSL
201
HLS Color Space
202
HLS
203
Opponent Color Spaces
204
Sistemas Baseados em Amostras
  • Amostram matizes, saturação e luminância.
  • Sistema de Munsell (1915).
    • Obedece o critério da uniformidade perceptual.
  • Sistema Pantone (1960).
    • Criado pela indústria gráfica.
    • Usado no processo de impressão em papel.
205
The Artist Point of View
  • Hue - The color we see (red, green, purple)
  • Saturation - How far is the color from gray (pink is less saturated than red, sky blue is less saturated than royal blue)
  • Brightness/Lightness (Luminance) - How bright is the color


206
Munsell Color System
207
Munsell Book of Colors
208
Munsell Book of Colors
209
Sistemas de cores por enumeração
210
YIQ Color Model (NTSC)
  • YIQ is the color model used for color TV in America
    (NTSC= National Television Systems Committee)
  • Y is luminance, I & Q are color (I=red/green,Q=blue/yellow)
    • Note: Y is the same as CIE’s Y
    • Result: backwards compatibility with B/W TV!
  • Convert from RGB to YIQ:




211
YIQ Color Model
  • The YIQ model exploits properties of our visual system, which allows to assign different bandwidth for each of the  primaries (4 MHz to Y,  1.5 to I and 0.6 to Q)


212
Codificação de Vídeo
213
Sistema  YUV – PAL (Y’, B’-Y’, R’-Y’)
214
Cubo RGB no espaço (Y’, B’-Y’, R’-Y’)
215
Conversão para vídeo
216
Uma fórmula para conversão
para video
217
Aparencia de cor
218
Banda de Mach
219
Contraste Simultâneo
220
Contraste
221
Conclusões do cérebro
222
 
223
 
224
 
225
 
226
 
227
 
228
Referências
  • http://cvision.ucsd.edu/
  • http://www.poynton.com/Poynton-color.html
  • http://www.efg2.com/Lab/
  • http://www.easyrgb.com/
  • http://cvrl.ioo.ucl.ac.uk/cmfs.htm


229
FIM