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- UniverCidade - Prof. Ismael H F Santos
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- Objetivo: Discutir os principais conceitos eos princípios básicos dos
Sistemas Gráficos e a Programação em OpenGL.
- A quem se destina : Alunos e Profissionais que desejem aprofundar seus
conhecimentos sobre Computação Grafica e suas aplicações.
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- Computação Gráfica Volume 1. Jonas Gomes e Luiz Velho. Instituto de
Matemática Pura e Aplicada – IMPA.
- Introdução a Computação Gráfica - Paulo Roma
- http://www.lcg.ufrj.br/compgraf1/downloads/apostila.pdf
- http://www.lcg.ufrj.br/compgraf1/downloads/apostila.ps.gz
- Notas do Curso ministrado na Universidade de Maryland pelo Prof. David
Mount
- ftp://ftp.cs.umd.edu/pub/faculty/mount/427/427lects.ps.gz
- http://www.lcg.ufrj.br/~esperanc/CG/427lects.ps.gz
- Apostila Fundamentos da Imagem Digital – Antonio Scuri
- Computer Graphics: Principles and Practice, Second Edition. James Foley,
Andries van Dam, Steven Feiner, John Hughes. Addison-Wesley.
- OpenGL Programming Guide, 2nd Edition. Mason Woo, Jackie Neider, Tom
Davis. Addison Wesley.
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- OpenGL® Programming Guide, 2nd Edition. Mason Woo, Jackie Neider, Tom
Davis. Addison Wesley.
- http://www.lcg.ufrj.br/redbook
- Manual de referência online
- http://www.lcg.ufrj.br/opengl
- Sítio oficial do OpenGL
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- Universos:
- físico → matemático → representação → codificação.
- Luz → modelo espectral → representação tricromática →
sistemas de cor.
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- O que é cor?
- Cor é uma sensação produzida no nosso cérebro pela luz que chega aos
nossos olhos.
- É um problema psico-físico
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- Modelo de ondas - Óptica geométrica
- Luz é uma radiação eletro-magnética que se propaga a 3x105 km/s ( E = h . n, c = l .n).
- Modelo quântico
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- Area Aparente
- Angulo Sólido
- em steradian
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- Câmera
- Convencional
- Câmera Digital
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- Câmeras fotográficas medem a
- radiância de pontos da cena
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- Espectro de fontes luminosas
- Processos de formação de cor
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- Corpo negro – material que emite luz quando aquecido. O espectro de
cores é determinado apenas pela temperatura do corpo.
- Uma lampada incandescente e a chapa de um fogão elétrico apresentam um
espectro de cores que são uma boa aproximação do espectro de cores de um
corpo negro.
- Espectro da Luz solar e de um corpo negro a 6500º K
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- Variação da distribuição espectral da radiação de um corpo negro em
função da temperatura
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- Qualquer fonte luminosa que tem as mesmas coordenadas de
cromaticidade que a de um corpo
negro pode ser descrita como tendo a temperatura de cor daquele corpo
negro.
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- Universo matemático é o conjunto D de todas as funções de distribuição
espectral.
- Função de distribuição espectral relaciona: comprimento de onda com uma
grandeza radiométrica.
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- O olho é um sistema físico de processamento de cor (sistema refletivo).
- Similar a uma câmera de vídeo.
- Converte luz em impulsos nervosos.
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- Diferente para cada espécie animal.
- Dentre os mamíferos, só o homem e o macaco enxergam cores.
- Aves têm uma visão muito mais acurada do que a nossa.
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- Amostragem gera uma representação finita de uma função de distribuição
espectral.
- Todo sistema refletivo possui um número finito de sensores, que fazem
uma amostragem em n faixas do espectro.
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- si(l) é
a função de resposta espectral do i-ésimo sensor.
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- Dois tipos de células receptoras com sensibilidades diferentes: cones e bastonetes.
- Bastonetes → luz de baixa
intensidade (sem cor).
- Cones → luz de média e alta intensidade (com cor).
- Três tipos de cones que amostram: comprimento de onda curto (azul),
médio (verde) e longo (vermelho).
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- Brilho aparente varia com o comprimento de onda.
- Pico do brilho é diferente para níveis baixos (bastonetes), médios e
altos (cones).
- Máximo na faixa do verde.
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- A cor reconstruída deve ser perceptualmente igual a cor original.
- É possível devido ao metamerismo.
- Cores metaméricas são perceptualmente idênticas.
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- Sistemas emissivos reconstroem cores a partir de emissores que formam
uma base de primárias, Pk
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- O espaço de todas as distribuições espectrais possui dimensão infinita.
- Representação finita requer um processo de amostragem.
- Aproxima um espaço de dimensão infinita por um espaço de dimensão
finita (há perda de informação).
- Pode-se utilizar um vetor de dimensão finita na representação discreta
de cor.
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- Representação define uma transformação linear.
- De acordo com os experimentos de Young em 1807.
- Espaço perceptual de cor é de dimensão 3.
- Representação discreta associa um conjunto de distribuições espectrais
ao mesmo ponto do R 3 (metamerismo).
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- Dados
- Uma função de distribuição espectral C(l),
- Um sistema emissivo com base Pk
- E um sistema refletivo,
- Como calcular as componentes na base de primárias de forma a que a cor
reconstruída seja perceptualmente equivalente a cor original?
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- Uma vez que se conheça a resposta espectral do sistema, prova-se que:
- rk(l) são as
funções de reconstrução de cor.
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- CIE – Comission Internationale de L’Eclairage (criada em 1913).
- Padrão CIE-RGB (1931) apresenta coordenadas negativas.
- Padrão CIE-XYZ foi criado para evitar coordenadas negativas.
- Primárias não estão contidas no sólido de cor.
- Conversão CIE-RGB para CIE-XYZ é uma mera mudança de sistema de
coordenadas.
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- CIE (Commission Internationale de
l’Eclairage)
- Sistemas por exumeração
- Sistemas dependentes de dispositivos
- Sistemas para especificação interativa
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- Cor espectral desconhecida à esquerda.
- Três cores padrão de cada lado.
- Intensidade de cada cor padrão varia de forma independente.
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- Podem haver cores que não são igualadas pelas três cores padrão apenas.
- Nesse caso, adiciona-se uma cor padrão ao lado esquerdo também
(correspondendo, matematicamente, a uma intensidade negativa).
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- Conjunto de todas as cores visíveis forma um cone convexo, chamado de
sólido de cor.
- Combinação convexa de duas distribuições espectrais é uma distribuição
espectral.
- Cada distribuição espectral corresponde a um único ponto no espaço de
cor.
- Aplicação de representação é linear.
- Espaço de cor é o conjunto das retas que passam pela origem.
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- Duas cores primárias têm luminância zero.
- Informação de luminância na componente Y.
- Traça-se uma reta coincidente com o segmento quase retilíneo do diagrama
de cromaticidade.
- Interseção desta reta com a reta de luminância zero define a primária
X.
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- As duas outras primárias ficam definidas traçando-se uma outra reta
tangente ao diagrama de cromaticidade.
- Esta reta minimiza a área do triângulo formado pela reta de luminância
zero, a reta anterior e esta reta.
- Z está sobre a reta de luminância zero.
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- Dispõem-se das coordenadas de cromaticidade xyz.
- Cr , Cg , Cb escalam
apropriadamente os vetores da base.
- É necessário que se conheçam as coordenadas tricromáticas de um ponto.
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- Normalmente, usam-se as coordenadas tricromáticas (Xw ,Yw
,Zw) do branco padrão de referência: (Rw , Gw
, Bw) = (1, 1, 1).
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- Fazendo as contas usando (Xw ,Yw ,Zw) =
(Rw , Gw , Bw) = (1, 1, 1), obtém-se:
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- Projeta-se radialmente o sólido de cor no plano de Maxwell: x + y + z = 1.
- A interseção do sólido de cor com o plano de Maxwell é uma curva
convexa.
- Cores espectrais correspondem a pontos na fronteira do diagrama de
cromaticidade.
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- Reta que passa pela origem e por uma cor C.
- Projeção c = (cr , cg, c b)
no plano de Maxwell impõem cr + cg + cb =
1.
- t(Cr+Cg+Cb) = cr+ cg+
cb = 1 Þ t = 1/(Cr+Cg+Cb)
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- Luminância é uma grandeza colorimétrica que corresponde aos termos
perceptuais de brilho (emissores) ou luminosidade (refletores).
- Luminância é um funcional linear.
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- Coordenadas de cromaticidade captam a noção da matiz de uma cor.
- Juntamente com a informação de intensidade ou luminância determinam unicamente
uma cor.
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- Todo vetor de um espaço vetorial pode ser escrito, de modo único, como
soma direta de um vetor do núcleo de um funcional linear e de um vetor
pertencente a um espaço complementar ao núcleo.
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- Dimensão do núcleo mais a dimensão da imagem de uma transformação linear
é igual a dimensão do domínio da transformação.
- Seja L : Ân → Âm. Então,
- dim(ker(L)) + dim(Im(L)) = n.
- Logo, a dimensão do núcleo do operador de luminância é igual a 2.
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- Se duas cores tem a mesma luminância, então elas estão em um hiperplano
afim, paralelo ao núcleo do operador de luminância.
- Cada hiperplano afim paralelo ao núcleo do operador de luminância é
chamado de um hiperplano de crominância (luminância constante).
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- O diagrama de cromaticidade retira a luminância.
- Cores relacionadas com luminância não aparecem (marrom =
vermelho-alaranjado com luminância muito baixa).
- Coordenadas xyY permitem que se faça uso do diagrama de cromaticidade na
especificação de cores.
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- The change in a stimulus that
will be just noticeable (JND) is a constant ratio of the original
stimulus.
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- Assume luminância proporcional à voltagem.
- Mas não é !!
- Luminância µ a potência do
feixe de elétrons.
- Luminância µ Voltagemg.
- g entre 1.5 e 3.0 (depende do monitor).
- Deve pré-compensar valores RGB.
- Alguns monitores fazem a correção
gama por hardware, outros não.
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- k parametric factors, industry dependent
- S weighting functions, depend on location in colour space:
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- Espaço de cor + sistema de coordenadas.
- Sistemas Padrão.
- Sistemas dos Dispositivos.
- Sistemas Computacionais.
- Sistemas de Interface.
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- Independentes de dispositivos físicos.
- CIE-RGB.
- 700 mm (Red), 546 mm (Green), 435.8 mm (Blue).
- CIE-CMY.
- Ciano (azul piscina), Magenta (violeta), Amarelo.
- CIE-XYZ.
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- Subconjunto do sólido de cor.
- Contém todas as cores que podem ser geradas pelo dispositivo
(combinação convexa da base de primárias do dispositivo).
- Forma de paralelepípedo e as faces são paralelogramos.
- Mudando-se as coordenadas ganha a forma de um cubo.
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- Hewlett-Packard and Microsoft propose the addition of support for a
standard color space, sRGB, within the Microsoft operating systems, HP
products, the Internet, and all other interested vendors.
- The aim of this color space is to complement the current color
management strategies by enabling a third method of handling color in
the operating systems, device drivers and the Internet that utilizes a
simple and robust device independent color definition.
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- Sistema das Impressoras.
- Processo predominantemente subtrativo.
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- CMYK = Cyan, Magenta, Yellow, blacK
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- O sistema CMYK usa o preto (blacK) porque o pigmento (carbono) é mais
barato;
- A superposição de ciano, magenta e amarelo para produzir preto gera um
tom meio puxado para o marron.
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- Using three inks for black is expensive
- C+M+Y = dark brown not black
- Black instead of C+M+Y is crisper with more contrast
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- Oferecem uma interface adequada a especificação de cores por um usuário
comum.
- Em geral, especificam cores através de três parâmetros: matiz, saturação
e luminância.
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- Baseados em coordenadas: HSV, HSL.
- Baseados em amostras: Pantone, Munsell.
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- Criado por Alvy Ray Smith.
- Projeta o cubo RGB ortogonalmente sobre o plano: x + y + z = 3.
- Conversão para RGB não é uma transformação linear.
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- Sistema
- H (Hue)
- S (Saturation)
- L (Lightness)
- Patenteado pela Tektronix.
- Baseado no HSV.
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- Amostram matizes, saturação e luminância.
- Sistema de Munsell (1915).
- Obedece o critério da uniformidade perceptual.
- Sistema Pantone (1960).
- Criado pela indústria gráfica.
- Usado no processo de impressão em papel.
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- Hue - The color we see (red, green, purple)
- Saturation - How far is the color from gray (pink is less saturated than
red, sky blue is less saturated than royal blue)
- Brightness/Lightness (Luminance) - How bright is the color
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- YIQ is the color model used for color TV in America
(NTSC= National Television Systems Committee)
- Y is luminance, I & Q are color (I=red/green,Q=blue/yellow)
- Note: Y is the same as CIE’s Y
- Result: backwards compatibility with B/W TV!
- Convert from RGB to YIQ:
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- The YIQ model exploits properties of our visual system, which allows to
assign different bandwidth for each of the primaries (4 MHz to Y, 1.5 to I and 0.6 to Q)
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- http://cvision.ucsd.edu/
- http://www.poynton.com/Poynton-color.html
- http://www.efg2.com/Lab/
- http://www.easyrgb.com/
- http://cvrl.ioo.ucl.ac.uk/cmfs.htm
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