Notes
Slide Show
Outline
1
Modulo Ib
Introdução ao Java
  • UniverCidade - Prof. Ismael H F Santos


2
Ementa
  • Modulo Ib - Introdução a Linguagem JAVA
    • Notação UML
    • Pacotes
    • Classes Internas Aninhadas
    • Tratamento de Exceção
    • Asserções
3
Bibliografia
  • Linguagem de Programação JAVA
    •  Ismael H. F. Santos, Apostila UniverCidade, 2002
  • The Java Tutorial: A practical guide for programmers
    •  Tutorial on-line: http://java.sun.com/docs/books/tutorial
  • Java in a Nutshell
    •  David Flanagan, O´Reilly & Associates
  • Just Java 2
    •  Mark C. Chan, Steven W. Griffith e Anthony F. Iasi, Makron Books.
  • Java 1.2
    •  Laura Lemay & Rogers Cadenhead, Editora Campos
4
Livros
  • Core Java 2, Cay S. Horstmann, Gary Cornell
    • Volume 1 (Fundamentos)
    • Volume 2 (Características Avançadas)
  • Java: Como Programar, Deitel & Deitel
  • Thinking in Patterns with JAVA, Bruce Eckel
    • Gratuito. http://www.mindview.net/Books/TIJ/
5
POO-Java
6
Notação UML
  • Classes são uma especificação para objetos, representa um tipo de dados complexo.


  • Objetos são instancias da  classe


7
Notação UML (cont.)
  • Separação interface-imlementação: permite um maior reuso
    • reuso depende de bom planejamento e design
  • Uma vez criada uma classe, ela deve representar uma unidade de código útil para que seja reutilizável
  • Formas de uso e reuso
    • Uso e reuso de objetos criados pela classe: mais flexível
      • Composição: a “é parte essencial de” b
      • Agregação: a “é parte de” b
      • Associação: a “é usado por” b


  •  Reuso da interface da classe: pouco flexível
    • Herança: b “é” a (substituição pura) ou b “é um tipo de” a (substituição útil, extensão)
8
Notação UML (cont.)
  • Composição: um trem é formado por locomotiva e vagões



  • Agregação: uma locomotiva tem um farol (mas não vai deixar de ser uma locomotiva se não o tiver)


  • Associação: um trem usa uma estrada de ferro ( não faz parte do trem, mas ele depende dela)


9
Notação UML (cont.)
  • Herança
    • Um carro é um veiculo


    • Fuscas e Porsches são carros (e também são veículos)
10
Notação UML (cont.)
  • Extensão





  • Sobreposição
11
Notação UML (cont.)
  • Polimorfismo
    • Uso de um objeto no lugar de outro. Dessa forma pode-se escrever código que não dependa da existência previa de tipos específicos (Extensibilidade)
12
Encapsulamento
13
Sumário OO
14
POO-Java
15
Fundamentos da Linguagem
  •  Modularidade em Java: Pacotes
    •  Além das classes, Java provê um recurso adicional que ajuda a modularidade: o uso de pacotes.
    • Um pacote é um conjunto de classes e outros pacotes.
    • Pacotes permitem a criação de espaços de nomes, além de mecanismos de controle de acesso.


  • Pacotes: Espaço de Nomes
    • Pacotes, a princípio, possuem nomes. O nome do pacote qualifica os nomes de todas as classes e outros pacotes que o compõem.
  •    Exemplo: classe Math no pacote java.lang
  • int a = java.lang.Math.abs(-10); // a = 10;


16
Fundamentos da Linguagem
  • Pacotes: Espaços de Nomes
      • Exemplo: classe Rectangle no pacote graphics
      • graphics.Rectangle r = new graphics.Rectangle();
      •  ...... OU ......
      • import graphics.*;
      • Rectangle r = new Rectangle();


17
Fundamentos da Linguagem
  • Exemplo
    • Aplicação
      • RetangApp


    • Pacote appRet
      • Classe Ponto
      • Classe Retangulo


    • Observe a estrutura de diretórios.
18
Fundamentos da Linguagem
  • Exemplo – Aplicação RetangApp


  • import appRet.*;  // importando pacote appRet


  • public class RetangApp {
  •   public static void main(String[] args) {
  •     Retangulo rect1=new Retangulo(100, 200);
  •     Retangulo rect2=new Retangulo(new Ponto(44, 70));
  •     Retangulo rect3=new Retangulo();
  •     rect1.deslocar(40, 20);
  •     System.out.println("A área é " +rect1.calcularArea());
  •     int areaRect=new Retangulo(100, 50).calcularArea();
  •     System.out.println("A área é " + areaRect);
  •     }
  •   }
  • }
19
Fundamentos da Linguagem
  • Exemplo – Classe Ponto


  • package appRet;   // pacote


  • public class Ponto {
  •     int x;  int y;
  •     public Ponto() {          // construtor padrão
  •      x=0;   y=0;
  •     }
  •     public Ponto(int x, int y) {
  •       this.x = x;  this.y = y;
  •     }
  •     void deslocar(int dx, int dy){
  •        x+=dx;  y+=dy;
  •     }
  • }
20
Fundamentos da Linguagem
  • Exemplo – Classe Retangulo
  • package appRet;           // declaracao pacote
  • public class Retangulo {
  •   Ponto origem;   int largura ;    int altura ;
  •     public Retangulo() {  origem = new Ponto(0, 0);   largura=0;   altura=0;    }
  •     public Retangulo(Ponto p)     {  this(p, 0, 0);    }
  •     public Retangulo(int w, int h) {  this(new Ponto(0, 0), w, h);    }
  •     public Retangulo(Ponto p, int w, int h) {  origem=p;  largura=w;  altura=h; }
  •     void deslocar(int dx, int dy) {
  •          origem.deslocar(dx, dy);
  •     }
  •     int calcularArea() {
  •     return largura * altura;
  •     }
  • }
21
Fundamentos da Linguagem
  •  Pacotes: Controle de Acesso


    • Além de membros públicos e privados, temos também membros package.


    • Um membro package só pode ser acessado por classes declaradas no mesmo pacote da classe que declara esse membro.


    • Quando omitimos o modificador de controle de acesso, estamos dizendo que o membro é do tipo package.
22
Fundamentos da Linguagem
  • Tipos de Visibilidade
    • Os membros que vínhamos declarando eram do tipo package pois sempre omitimos o modificador de controle de acesso.

  • class A {   public class B {
  •   private int i;
  •           int j;                 ...
  •   public  int k;              }
  • }


23
Fundamentos da Linguagem
  • Implementação de Pacotes
    • Pacotes são tipicamente implementados como diretórios.


    • Os arquivos das classes pertencentes ao pacote devem ficar em seu diretório.


    • Hierarquias de pacotes são construídas através de hierarquias de diretórios.

24
Fundamentos da Linguagem
  • “Empacotando” uma Classe
    • Para declararmos uma classe como pertencente a um pacote, devemos:
      • declará-la em um arquivo dentro do diretório que representa o pacote;


      • declarar, na primeira linha do arquivo, que a classe pertence ao pacote – declaração package.
25
Fundamentos da Linguagem
  • Importação de Pacotes
    • Podemos usar o nome simples (não qualificado) de uma classe que pertença a um pacote se importarmos a classe.


    • A importação de uma classe (ou classes de um pacote) pode ser feita no início do arquivo, após a declaração do pacote (se houver) – declaração import


    • As classes do pacote padrão java.lang não precisam ser importadas (Ex.: Math).
26
Fundamentos da Linguagem
  •  Exemplo de Arquivo
  • package datatypes;  //Stack pertence a datatypes.
  • import java.math.*; //Importa todas as classes.
  • import java.util.HashTable; // Importa HashTable.


  • /*A partir desse ponto, posso usar o nome HashTable diretamente, ao invés de usar  java.util.HashTable. Assim como posso usar  diretamente o nome de qualquer classe que pertença ao pacote java.math.*/


  • public class Stack { // Stack é exportada.
  •    ...
  • }
    • Exercícios – Questões 7 e 8
27
Fundamentos da Linguagem
  • CLASSPATH
    • Propriedade do sistema que contém as localidades onde o JRE irá procurar classes para execução. Consiste de:
      • JARs nativos do JRE (API Java 2)
      • Extensões do JRE ( subdiretórios $JAVA_HOME/jre/lib/classes e $JAVA_HOME/jre/lib/ext )
      • Lista de caminhos definidos na variável de ambiente CLASSPATH e/ou na opção de linha de comando -classpath     (-cp) da aplicação java.


    •  A ordem acima é importante
      • Havendo mais de uma classe com mesmo pacote/Nome somente a primeira classe encontrada é usada enquanto as outras serão ignoradas
28
Fundamentos da Linguagem
  • CLASSPATH
    • A ordem anterior é importante (cont.)
      • Há risco de conflitos. API nova sendo carregada depois de antiga pode resultar em classes novas chamando classes antigas!
      • A ordem dos caminhos na variável CLASSPATH (ou opção -cp) também é significativa.
    • Em uma instalação típica, CLASSPATH contém apenas ".“
      •  Pacotes iniciados no diretório atual (onde o interpretador java é executado) são encontrados (podem ter suas classes importadas)
      • Classes localizadas no diretório atual são encontradas.
    • Geralmente usada para definir caminhos para uma aplicação
      • Os caminhos podem ser diretórios, arquivos ZIP ou JARs
      • Pode acrescentar novos caminhos mas não pode remover caminhos do Classpath do JRE (básico e extensões)
29
Fundamentos da Linguagem
  • CLASSPATH (cont.)
    • A opção -cp (-classpath) substitui as definições em CLASSPATH
    • Exemplo de definição de CLASSPATH
      • no DOS/Windows
        • set CLASSPATH=extras.jar;.;c:\progs\java
        • java - cp %CLASSPATH%;c:\util\lib\jsw.zip gui.Programa
      • no Unix (sh, bash)
        • CLASSPATH=extras.jar:.:/home/mydir/java
        • export CLASSPATH
        • java -classpath importante.jar:$CLASSPATH gui.Programa
    • Colocar JARs no subdiretório ext ou classes e pacotes no diretório classes automaticamente os inclui no CLASSPATH para todas as aplicações da JVM
      • Carregados antes das variáveis CLASSPATH e –cp
      • Evite usar: pode provocar conflitos. Coloque nesses diretórios apenas os JARs e classes usados em todas suas aplicações
30
Fundamentos da Linguagem
  • CLASSPATH do JRE
    • Exemplo: suponha que o CLASSPATH seja
      • Classpath JRE: %JAVA_HOME%\jre\lib\rt.jar;
      • Classpath Extensão JRE: %JAVA_HOME%\jre\lib\ext\z.jar
      • Variável de ambiente CLASSPATH:  .;c:\programas;
      • E que uma classe, localizada em c:\exercicio seja executada. Se esta classe usar a classe arte.fr.Monet o sistema irá procurá-la em
        • %JAVA_HOME%\jre\lib\rt.jar\arte\fr\Monet.class
        • %JAVA_HOME%\jre\lib\ext\z.jar\arte\fr\Monet.class
        • c:\exercício\arte\fr\Monet.class
        • c:\programas\arte\fr\Monet.class
31
Fundamentos da Linguagem
  • Arquivos JAR
    • Aplicações Java são distribuídas em arquivos JAR
      • São extensões do formato ZIP
      • armazenam pacotes e preservam a hierarquia de diretórios
    • Para usar um JAR, é preciso incluí-lo no Classpath
      • via CLASSPATH no contexto de execução da aplicação, ou
      • via parâmetro -classpath (-cp) do interpretador Java, ou
      • copiando-o para $JAVA_HOME/jre/lib/ext
    • Para criar um JAR
      • jar cvf classes.jar C1.class C2.class xyz.gif abc.html
      • jar cf classes.jar –C raiz_onde_estao_pacotes/ .
    •  Para abrir um JAR
      • jar xvf classes.jar
    • Para listar o conteúdo de um JAR
      • jar tvf classes.jar
32
Exemplo – classes de pacotes
33
Exemplo – arquivo jar
34
Exemplo – usando arquivo jar
  • Programas que usem a biblioteca podem estar em qualquer lugar, basta que caminho até a biblioteca (classes ou JAR) esteja definido no CLASSPATH
    • CLASSPATH=%CLASSPATH%;c:\programas\java\classes
    • CLASSPATH=%CLASSPATH%;c:\jars\utils.jar
    • java –cp %CLASSPATH%; c:\programas\java\classes LibTest
    • java –cp %CLASSPATH%; c:\jars\utils.jar LibTest
35
Criando jar executável
  • Todo JAR possui um arquivo chamado Manifest.mf no subdiretório /META-INF.
    • Lista de pares Nome: atributo
    • Serve para incluir informações sobre os arquivos do JAR, CLASSPATH, classe Main, etc.
    • Se não for indicado um arquivo específico, o sistema gerará um Manifest.mf default (vazio)
  • Para um JAR executável, o manifest.mf deve conter a linha:
    • Main-Class: nome.da.Classe
  • Crie um arquivo de texto qualquer com a linha acima e monte o JAR usando a opção -manifest:
    • jar cvfm arq.jar manifest.mf –C raiz .
  •  Para executar o JAR em linha de comando:
    • java -jar arq.jar
36
Fundamentos da Linguagem
  • Visibilidade & Herança
    • Membros públicos são herdados, enquanto membros privados não são. Às vezes precisamos algo intermediário: um membro que não seja visto fora da classe mas que possa ser herdado. As linguagens OO tipicamente dão suporte a esse tipo de acesso.


    • Java permite declararmos um membro que, embora não seja acessível por outras classes, é herdado por suas sub-classes. Para isso usamos o modificador de controle de acesso protected.
37
Fundamentos da Linguagem
  •  Resumo de Visibilidade em Java
    • private: membros que são vistos só pelo própria classe e não são herdados por nenhuma outra;


    • package: membros que são vistos e herdados pelas classes do pacote;


    • protected: membros que são vistos pelas classes do pacote e herdados por qualquer outra classe;


    • public: membros são vistos e herdados por qualquer classe.
38
Fundamentos da Linguagem
  • Herança de Membros



39
Fundamentos da Linguagem
  • Herança de Membros



40
Fundamentos da Linguagem
  • Herança de Membros



41
Fundamentos da Linguagem
  • Herança de Membros



42
Fundamentos da Linguagem
  • Herança de Membros entre Pacotes



43
Fundamentos da Linguagem
44
Observações sobre acesso
45
Sobreposição (Override)
46
Exemplo
47
Classes e Métodos static
48
Classes e Métodos static
49
Classe com apenas 1 instância – Design Pattern Singleton
50
POO-Java
51
Classes Aninhadas
  •  Motivação
    •  Em diversas circunstâncias precisamos criar classes cujo único objetivo é auxiliar na implementação de uma outra classe. Nesses casos, podemos declarar uma classe aninhada, ou seja, declarar uma nova classe como um membro de uma outra. Em Java o seu uso maior é no tratamento de eventos onde uma classe aninhada pode ser criada para ser o “event handler” para a classe mãe.


52
Classes Aninhadas
  •  Motivação (cont)
    • Java permite dois tipos diferentes de aninhamento de tipos:
      • Aninhamento estático;
        • Classes internas estáticas (membros de classe);
      • Aninhamento dinâmico;
        • Classes dentro de objetos (membros de instancia);
        • Classes dentro de instruções (classes anônimas);
        • Classes dentro de métodos (classes locais);
53
Classes Aninhadas
  •  Aninhamento Estático
    •  Gera classes e interfaces normais, cuja única singularidade é o nome, que passa a ser qualificado pelo nome da classe que as declara.
    •  Em particular, sendo um membro de uma classe, uma interface ou classe aninhada está sujeita aos modificadores de controle de acesso: public, private, protected e package.
      • package p;
      • public class A {
      •   public int i;  public static int j;
      •   public static class B { ...  } // classe interna estatica, so
      •                          // pode acessar vars e métodos estáticos
      • }


      • p.A a = new p.A();  p.A.B b = new p.A.B();
      • b.j = 1; // OK !;   b.i = 2; // erro !
54
Classes Aninhadas
  •  Aninhamento Dinâmico
    •  Gera classes associadas a objetos, instruções ou métodos;
    •  Cada instância da classe aninhada possui uma referência para o objeto a partir do qual ela é criada;
    •  Como ela está associada a um objeto, ela tem acesso a todos os membros desse objeto.
55
Classe Interna dentro de objetos
  • São membros do objeto, como métodos e campos. Requerem que objeto exista antes que possam ser usadas.
    • Externamente use referencia.new para criar objetos
    • Variáveis de mesmo nome sempre se referem à classe interna
    • Use Externa.this.xxx para acessar campos externos
56
Classe Interna dentro de métodos
  • Servem para tarefas "descartáveis" já que deixam de existir quando o método acaba
    • Têm o escopo de variáveis locais. Objetos criados, porém, podem persistir além do escopo do método, se retornados
    • Se usa variáveis locais do método essas variáveis devem ser constantes (final), pois assim podem persistir após a conclusão do método. O compilador cria uma cópia “escondida” dessas variáveis para poderem ser acessadas com segurança no futuro.
57
Classe Interna Anônimas - dentro de instruções
  • Classes usadas dentro de métodos freqüentemente servem apenas para criar um objeto uma única vez
    • A classe abaixo estende ou implementa SuperClasse, que pode ser uma interface ou classe abstrata (o new, neste caso, indica a criação da classe entre chaves, não da SuperClasse)
      • Object i = new SuperClasse() { implementação };
    • Compilador gera arquivo Externa$1.class, Externa$2.class,
58
Por que usar classes internas ?
  • Mais reutilização
    • Recurso poderoso quando combinado com interfaces e herança - facilita implementação de delegação: tipo de herança de implementação que combinando composição com herança de interfaces simula herança múltipla;
    • "Ponteiros seguros" apontando para métodos localizados em classes internas;
    • Flexibilidade para desenvolver objetos descartáveis


  • Riscos
    • Aumenta significativamente a complexidade do código
    • Dificulta o trabalho de depuração (erros de compilador são mais confusos em classes internas)
  • Exercícios – Questão 9
59
Simulando Herança múltipla com delegação + agregação
60
POO-Java
61
Tratamento de Exceção
  •  Terminologia
    • Exceção é a ocorrência de uma condição anormal durante a execução de um método;
    • Falha é a inabilidade de um método cumprir a sua função;
    • Erro é a presença de um método que não satisfaz sua especificação.


    • Em geral a existência de um erro gera uma falha que resulta em uma exceção !
62
Tratamento de Exceção
  •  Exceções & Modularidade
    • O quinto critério de modularidade de Meyer estabelece a capacidade de conter situações anormais dentro dos módulos.


    • Para estarmos aptos a construir um sistema robusto, os métodos devem sinalizar todas as condições anormais. Ou seja, os métodos devem gerar exceções que possam ser tratadas para resolver ou contornar as falhas.
63
Tratamento de Exceção
  •  Motivações para Exceções:
    • 1) Um método pode detectar uma falha mas não estar apto a resolver sua causa, devendo repassar essa função a quem saiba. As causas podem ser basicamente de três tipos:
      • Erros de lógica de programação;
      • Erros devido a condições do ambiente de execução (arquivo não encontrado, rede fora do ar, etc.);
      • Erros irrecuperáveis (erro interno na JVM, etc);


    • 2) Se introduzirmos o tratamento de falhas ao longo do fluxo normal de código, podemos estar comprometendo muito a legibilidade (veremos um exemplo adiante ).
64
Tipos de erro em tempo de execução
65
Tratamento de Exceção
  •  Exceções
    • Diz-se que uma exceção é lançada para sinalizar alguma falha.


    • O lançamento de uma exceção causa uma interrupção abrupta do trecho de código que a gerou.


    • O controle da execução volta para o primeiro trecho de código (na pilha de chamadas) apto a tratar a exceção lançada.
66
Tratamento de Exceção
  •  Suporte a Exceções
    • As linguagens OO tipicamente dão suporte ao uso de exceções. Para usarmos exceções precisamos de:
      • uma representação para a exceção;
      • uma forma de lançar a exceção;
      • uma forma de tratar a exceção.


    • Java suporta o uso de exceções:
      • são representadas por classes;
      • são lançadas pelo comando throw;
      • são tratadas pela estrutura try-catch-finally.
67
Tratamento de Exceção
  • De modo geral, um método que lance uma exceção deve declarar isso explicitamente. Para uma classe representar uma exceção, ela deve pertencer a uma certa hierarquia.


  • Considere a classe:


  •    public class Calc {
  •      public int div(int a, int b) {
  •        return a/b;
  •      }
  •    }


  •   O método div, se for chamado com b igual à zero, dará um erro.  Esse erro poderia ser sinalizado através de uma exceção
68
Tratamento de Exceção
  • Modelo de uma exceção indicando uma divisão por zero.
  •   public class DivByZeroEx extends Exception {
  •     public String toString() {
  •       return “Division by zero.”;
  •     }
  •   }
  • Classe com método sinalizando a exceção criada
  •   public class Calc {
  •     public int div(int a, int b) throws DivByZeroEx {
  •       if (b == 0)
  •         throw new DivByZeroEx();
  •       return a/b;
  •     }
  •   }
  • Podemos, então, quando utilizarmos o método div tratar a exceção, caso ela ocorra.
69
Tratamento de Exceção
  • Tratando uma Exceção
    •      ....
  • Calc calc = new Calc();
  • try {
  •   int div = calc.div(1,1);
  •   System.out.println(div);
  • } catch ( DivByZeroEx e ) {
  •   System.out.println(e);
  • finally {
  • ... // código que sempre é executado
  • }
70
Tratamento de Exceção
  • Tratando Múltiplas Exceções
  • try {
  •   ...
  • } catch (Exception1 e1) {
  •   ...
  • } catch (Exception2 e2) {
  •   ...
  • } catch ( Exeception e ) {
  •   ...  // trata todos os outros tipos de exceções
  • } finally {
  •   ...
  • }
71
Bloco try-catch
72
Outro exemplo
73
Tratamento de Exceção
  •  Estrutura try-catch-finally
    • Como apresentado, usamos try-catch para tratar uma exceção. A terceira parte dessa estrutura, finally, especifica um trecho de código que será sempre executado, não importando o que acontecer dentro do bloco try-catch.


    • Não é possível deixar um bloco try-catch-finally sem executar sua parte finally.
74
finally
75
Tratamento de Exceção
  • Código protegido com tratamento de exceções
  •  Connection conexao = null;
  •   try {
  •     Class.forName("sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver");
  •     conexao = DriverManager.getConnection                       (“jdbc:odbc:NorthWind”, ””,””);
  •     // Comunicação com o SGBD via chamadas JDBC
  •     ....
  •   }catch (ClassNotFoundException e) {
  •     System.out.println(“Driver não encontrado” + e);
  •   }catch (SQLException sqle) {
  •     System.out.println(“Erro SQL: ” + sqle);
  •   }finally {
  • if( conexao != null ) conexao.close();
  •   }
76
Comparação de código sem Tratamento e código com Tratatamento de Exceção
  • errorCodeType readFile {
  •   initialize errorCode = 0;
  •   open the file;
  •   if ( theFileIsOpen ) {
  •     determine the length of the file;
  •     if (gotTheFileLength) {
  •       allocate that much memory;
  •       if (gotEnoughMemory) {
  •         read the file into memory;
  •         if (readFailed) errorCode= -1;
  •       } else errorCode = -2;
  •     } else {
  •       errorCode = -3;
  •     }
  •     close the file;
  •     if(fileDidntClose && errorCode==0) {
  •       errorCode = -4;
  •     } else {
  •       errorCode = errorCode and -4;
  •     }
  •   } else { errorCode = -5; }
  •   return errorCode;
  • }
77
Tratamento de Exceção
  •  Tipos de Exceções em Java
    • Checked Exceptions são exceções que devem ser usadas para modelar falhas contornáveis. Devem sempre ser declaradas pelos métodos que as lançam e precisam ser tratadas (a menos que explicitamente passadas adiante);


    • Unchecked Exceptions são exceções que devem ser usadas para modelar falhas incontornáveis. Não precisam ser declaradas e nem tratadas.
78
Tratamento de Exceção
  •  Checked Exceptions
    • Para criarmos uma classe que modela uma Checked Exception, devemos estender a classe Exception.


    • Essa exceção será sempre verificada pelo compilador para garantir que seja tratada quando recebida e declarada pelos métodos que a lançam.



79
Tratamento de Exceção
  •  Unchecked Exceptions
    • Esse tipo de exceção não será verificado pelo compilador. Tipicamente não criamos exceções desse tipo, elas são usadas pela própria linguagem para sinalizar condições de erro. Podem ser de dois tipos: Error ou RuntimeException.
    • As Subclasses de Error não devem ser capturadas, pois representam situações graves onde a recuperação é impossível ou indesejável.
    • As Subclasses de RuntimeException representam erros de lógica de programação que devem ser corrigidos (podem, mas não devem ser capturadas: os erros devem ser corrigidos)
80
Repassando uma Exceção
  •  Repassando Exceções
    • Se quiséssemos usar o método div sem tratar a exceção, deveríamos declarar que a exceção passaria adiante.

  • public void f() throws DivByZeroEx {
  •   Calc calc = new Calc();
  •   int div = calc.div(a,b);
  •   System.out.println(div);
  •   ...
  • }


81
Repassando uma Exceção
  • “Eu me comprometo a retornar uma referência para um objeto QueryResults. Há a possibilidade de que uma exceção do tipo “SQLException” possa acontecer enquanto eu estou tentando fazer   isso para você. Se isso acontecer, eu não irei tratar a exceção, mas    irei lançá-la para você.”


  • Método execute
82
Repassando uma Exceção
  • try {
  •   try {
  •     ...
  •   } catch( FileNotFoundException e ) {
  •     System.err.println("FileNotFoundException: “+e.getMessage());
  •     throw new RuntimeException(e);
  •   }catch (IOException e) {
  •     class SampleException extends Exception {
  •       public SampleException(String msg) {super(msg);}
  •       public SampleException(Throwable t) { super(t); }
  •       public SampleException(String msg,Throwable t){super(msg,t);}
  •     }
  •     SampleException ex=new SampleException("Other IOException", e);
  •     throw ex;
  •   }
  • }catch (Exception cause) {
  •   System.err.println("Cause: " + cause);
  •   System.err.println("Original cause: " + cause.getCause());
  • }
83
Imprimindo a Stack Trace
  • Informando mais dados sobre a Exceção
  • ....
  • }catch (Exception cause) {
  •  StackTraceElement elements[] = cause.getStackTrace();
  •   for (int i=0; n=elements.length; i < n; i++) {
  •    System.err.println(elements[i].getFileName()+ ":“ +
  •           elements[i].getLineNumber() + ">> " +
  •           elements[i].getMethodName() + "()");
  •   }
  • }


84
Imprimindo a Stack Trace
  • Usando um arquivo de Log (java.util.logging)
  • try {
  •   Handler handler = new FileHandler("OutFile.log");
  •   Logger.getLogger("").addHandler(handler);
  •   Logger logger = Logger.getLogger(
  •           "**[ verify package:java.sun.example **]");
  •   StackTraceElement elems[] = e.getStackTrace();
  •   for (int i = 0; n = elems.length; i > n; i++) {
  •    logger.log(Level.WARNING,elems[i].getMethodName());
  •   }
  • } catch (IOException logException) { System.err.println("Logging error");
  • }
85
Tratamento de Exceção
  • Encadeando Exceções (versão 1.4 em diante)
    • try {
    •    InputStream fin = new FileInputStream(args[0]);
    •    .....
    •    while((b=in.read()) != -1) { System.out.print((char)b); }
    •  } catch (IOException e) {
    •    throw (HighLevelException) new
    •       HighLevelException(e.getMessage()).initCause(e);
    •  }
    •  Um objeto Throwable contem um snapshot da stack trace de sua thread quando de sua criação, alem disso pode conter um outro objeto Throwable que foi responsável pela sua criação. Isto implementa o mecanismo de chained exception.


    • O metodo initCause salva internamente a exceção indicada para que a stack trace possa ser impressa em uma instancia  da exceção de nível superior, no exemplo acima HighLevelException
86
Tratamento de Exceção
  • Exemplo: leitura de arquivo
    • import java.io.*;
    • public class PrintFile {
    •   public static void main(String[] args) {
    •     try {
    •       InputStream fin = new FileInputStream(args[0]);
    •       InputStream in = new BufferedInputStream(fin);
    •       int b;
    •       while((b=in.read()) != -1) { System.out.print((char)b);}
    •     } catch (IOException e) {
    •       System.out.println(e);
    •     } finaly {
    •       if (fin != null) fin.close();
    •     }
    •   }                              Exercícios – Questão 10
    • }
87
Tratamento de Exceção
  • Exemplo: Impressão para arquivo
    • import java.io.*;
    • public void writeList(Vector v) {
    •   PrintWriter out = null;
    •   try {
    •      System.out.println("Entering try statement");
    •      out = new PrintWriter(new FileWriter("OutFile.txt"));
    •      for (int i = 0; i > size; i++) {
    •        out.println("Value at: " +i+ "=" +v.elementAt(i));
    •      }
    •   } catch (FileNotFoundException e) {
    •     System.err.println("FileNotFoundException:"+e.getMessage());
    •   } catch (IOException e) {
    •     System.err.println("Caught IOException: " + e.getMessage());
    •   } finally {
    •     if (out != null) {
    •       System.out.println("Closing PrintWriter"); out.close();
    •     }else { System.out.println("PrintWriter not open"); }
    •   }
    • }
88
Criando exceções
89
Criando exceções (cont)
90
Principais Métodos
  • Construtores de Exception
    • Exception ()
    • Exception (String message)
    • Exception (String message, Throwable cause) [Java 1.4]
  •  Métodos de Exception
    • String getMessage() - retorna mensagem passada pelo construtor
    • Throwable getCause() - retorna exceção que causou esta exceção [Java 1.4]
    • String toString() - retorna nome da exceção e mensagem
    • void printStackTrace() - Imprime detalhes (stack trace) sobre exceção
91
Pegando qq exceção
92
Tratamento de Exceção
  • Hierarquia de Classes
93
Tratamento de Exceção
94
Classes Base da API
95
Recomendações
96
Exercício
97
Exercício (cont)
98
Exercício (cont)
99
Best Pratices for Using Exceptions
Gunjan Doshi - http://www.onjava.com/pub/a/onjava/2003/11/19/exceptions.html
  • Exceptions due to programming errors
    • In this category, exceptions are generated due to programming errors (e.g., NullPointerException and IllegalArgumentException). The client code usually cannot do anything about programming errors.

  • Exceptions due to client code errors
    • Client code attempts something not allowed by the API, and thereby violates its contract. The client can take some alternative course of action, if there is useful information provided in the exception. For example: an exception is thrown while parsing an XML document that is not well-formed. The exception contains useful information about the location in the XML document that causes the problem. The client can use this information to take recovery steps.

  • Exceptions due to resource failures
    • Exceptions that get generated when resources fail. For example: the system runs out of memory or a network connection fails. The client's response to resource failures is context-driven. The client can retry the operation after some time or just log the resource failure and bring the application to a halt.
100
Types of Exceptions
  • Checked exceptions
    • Exceptions that inherit from the Exception class are checked exceptions. Client code has to handle the checked exceptions thrown by the API, either in a catch clause or by forwarding it outward with the throws clause.
  • Unchecked exceptions
    • RuntimeException also extends from Exception. However, all of the exceptions that inherit from RuntimeException get special treatment. There is no requirement for the client code to deal with them, and hence they are called unchecked exceptions.
  • C++ and C# do not have checked exceptions at all; all exceptions in these languages are unchecked.
101
Best Practices for Designing API (cont.)
  • When deciding on checked exceptions vs. unchecked exceptions, ask yourself, "What action can the client code take when the exception occurs?"




102
Best Practices for Designing API (cont.)
  • Preserve encapsulation
    • Never let implementation-specific checked exceptions escalate to the higher layers. For example, do not propagate SQLException from data access code to the business objects layer. Business objects layer do not need to know about SQLException. You have two options:
      • Convert SQLException into another checked exception, if the client code is expected to recuperate from the exception.
      • Convert SQLException into an unchecked exception, if the client code cannot do anything about it.

103
Best Practices for Designing API (cont.)
  • public void dataAccessCode(){
  •   try{ ..some code that throws SQLException
  •   } catch(SQLException ex){ ex.printStacktrace(); }
  • }


  • This catch block just suppresses the exception and does nothing. The justification is that there is nothing my client could do about an SQLException. How about dealing with it in the following manner?


  • public void dataAccessCode(){
  •   try{ ..some code that throws SQLException
  •   } catch(SQLException ex){
  •     throw new RuntimeException(ex);
  •   }
  • }
104
Best Practices for Designing API (cont.)
  • Try not to create new custom exceptions if they do not have useful information for client code.
  • public class DuplicateUsernameException extends Exception{}


  • The new version provides two useful methods: requestedUsername(), which returns the requested name, and availableNames(), which returns an array of available usernames similar to the one requested.
  • public class DuplicateUsernameException extends Exception {
  •   public DuplicateUsernameException (String username){....}
  •   public String requestedUsername(){...}
  •   public String[] availableNames(){...}
  • }
105
Best Practices for Designing API (cont.)
  • Document exceptions
    • You can use Javadoc's @throws tag to document both checked and unchecked exceptions that your API throws. Or write unit tests to document exceptions.

  • public void testIndexOutOfBoundsException() {
  •   ArrayList blankList = new ArrayList();
  •   try {
  •     blankList.get(10);
  •     fail("Should raise an IndexOutOfBoundsException");
  •   } catch (IndexOutOfBoundsException success) {}
  • }
106
Best Practices for Unsing Exceptions
  • Always clean up after yourself
    • If you are using resources like database connections or network connections, make sure you clean them up.
  • public void dataAccessCode(){
  •   Connection conn = null;
  •   try{
  •     conn = getConnection();
  •     ..some code that throws SQLException
  •   } catch( SQLException ex ) {
  •     ex.printStacktrace();
  •   } finally{
  •     DBUtil.closeConnection(conn);
  •   }
  • }
107
Best Practices for Unsing Exceptions
  • Always clean up after yourself (cont.)


  • class DBUtil{
  •   public static void closeConnection (Connection conn) {
  •     try{
  •       conn.close();
  •     } catch(SQLException ex) {
  •       logger.error("Cannot close connection");
  •       throw new RuntimeException(ex);
  •     }
  •   }
  • }
  • DBUtil is a utility class that closes the Connection. The important point is the use of finally block, which executes whether or not an exception is caught. In this example, the finally closes the connection and throws a RuntimeException if there is problem with closing the connection.
108
Best Practices Unsing Exceptions (cont.)
  • Never use exceptions for flow control
    • Generating stack traces is expensive and the value of a stack trace is in debugging. In a flow-control situation, the stack trace would be ignored, since the client just wants to know how to proceed.

  • public void useExceptionsForFlowControl() {
  •   try {
  •     while(true) { increaseCount(); }
  •   } catch (MaximumCountReachedException ex) {
  •   } //Continue execution
  • }


  • public void increaseCount() throws MaximumCountReachedException { if (count >= 5000) throw new MaximumCountReachedException();
  • }
109
Best Practices Unsing Exceptions (cont.)
  • Do not suppress or ignore exceptions
    • When a method from an API throws a checked exception, it is trying to tell you that you should take some counter action.


  • Do not catch top-level exceptions
    • Unchecked exceptions inherit from the RuntimeException class, which in turn inherits from Exception. By catching the Exception class, you are also catching RuntimeException as in the following code:
    • try{
    •   ..
    • } catch( Exception ex ){ }

110
Best Practices Unsing Exceptions (cont.)
  • Log exceptions just once
    • Logging the same exception stack trace more than once can confuse the programmer examining the stack trace about the original source of exception. So just log it once.
111
POO-Java
112
Asserções – desde JSDK 1.4.0
  • Expressões booleanas que o programador define para afirmar uma condição que ele acredita ser verdade
    • Asserções são usadas para validar código ( ter a certeza que um vetor tem determinado tamanho, ter a certeza que o programa não passou por determinado lugar, etc)
    • Melhoram a qualidade do código: tipo de teste caixa-branca
    • Devem ser usadas durante o desenvolvimento e desligadas na produção (afeta a performance)
    • Não devem ser usadas como parte da lógica do código
  • Asserções são um recurso novo do JSDK1.4.0
    • Nova palavra-chave: assert
    • É preciso compilar usando a opção -source 1.4:
      • >javac -source 1.4 Classe.java
    • Para executar, é preciso habilitar afirmações (enable assertions):
      • >java -ea Classe
113
Asserções: sintaxe
  • Asserções testam uma condição. Se a condição for falsa, um AssertionError é lançado
    • Sintaxe:
      • assert expressão;
      • assert expressãoUm : expressãoDois;


  • Se primeira expressão for true, a segunda não é avaliada. Sendo falsa, um AssertionError é lançado e o valor da segunda expressão é passado no seu construtor.
114
Asserções: exemplo
  • Trecho de código que afirma que controle nunca passará pelo default:


    • switch( estacao )  {
      • case Estacao.PRIMAVERA:
      • ...
      • break;
      • case Estacao.VERAO:
      • ...
      • break;
      • case Estacao.OUTONO:
      • ...
      • break;
      • case Estacao.INVERNO:
      • ...
      • break;
      • default:
      • assert false: "Controle nunca deveria chegar aqui!";
    • }