Encapsulamento

O princípio de esconder a estrutura de dados utilizada e somente prover uma interface bem definida é chamado de encapsulamento. [3]

Algumas definições comuns de encapsulamento:
  1. Encapsulamento é o processo de esconder todos os detalhes de um objeto que não contribuem para as suas características essenciais. [6]
2. Encapsulamento é um princípio, utilizando quando se está desenvolvendo a estrutura geral de um programa, no qual cada componente de um programa deve encapsular ou esconder cada decisão de projeto (...) A interface com cada módulo é definida de forma a revelar o mínimo possível sobre o seu funcionamento interno. [7]
3. O encapsulamento esconde detalhes de implementação do objeto (métodos) e o que sobra visível é a sua interface, isto é, o conjunto de todas as mensagens a que ele pode responder. Uma vez que o objeto é encapsulado, seus detalhes de implementação não são mais imediatamente acessíveis. Ao invés disso, eles são empacotados e são somente indiretamente acessíveis através da interface do objeto. A única forma de acessar a um objeto encapsulado é através da troca de mensagens: é enviada uma mensagem ao objeto, o objeto mesmo seleciona o método pelo qual ele irá reagir à mensagem.[4]
 

Podemos dizer portanto que os objetos possuem uma parte interna, os dados, que não podem ser acessados por outros objetos do sistema, e outra externa, os métodos, que permitem a alteração ou verificação de seu estado.

A rosquinha (donut) é uma representação gráfica clássica para objetos comumente encontrada na literatura. A idéia é que não se pode chegar a seu recheio (dados) sem passar por sua massa (métodos)

Os Benefícios do Encapsulamento:

A única parte do objeto que o resto do sistema precisa conhecer é sua interface.
 

[VOLTA]

 


Aula produzida por Leonardo Mendes Simão, Rafael de O. Valle dos Santos e Rafael Sabbagh Armony