Mensagens

A utilidade de um objeto vem da sua interação com os demais objetos do sistema. Objetos de software interagem e se comunicam uns com os outros enviando mensagens. Quando um objeto A quer que o objeto B execute um dos seus métodos, ele envia uma mensagem para o objeto B. [1]

Portanto: uma mensagem é uma requisição para que um objeto invoque um de seus métodos. Uma mensagem por sua vez possui três componentes: o objeto para o qual a mensagem está endereçado, o nome do método a ser executado e argumentos necessários para a execução do método

Estes três componentes são informação suficiente para que o objeto receptor execute o método desejado. Não é necessária nenhuma informação adicional. Os objetos podem também recusar a execução de um método, por exemplo, se o objeto que enviou a mensagem não tem a permissão para executar o método requisitado.

Consequentemente, a invocação de um método é uma reação causada pela recepção de uma mensagem. Isso somente é possivel se o método realmente existe para o objeto. [1] e [3]

Para enfatizar a independência dos objetos, frequentemente fala-se de objetos como comunicando-se através da troca de mensagens. Quando uma mensagem é enviada para um objeto, o método correspondente é procurado (procura do método) e executado (invocação do método) e possivelmente o resultado é retornado. O resultado é tipicamente um objeto. [4]
 

Os Benefícios das Mensagens:

[VOLTA]

 


Aula produzida por Leonardo Mendes Simão, Rafael de O. Valle dos Santos e Rafael Sabbagh Armony