Objeto
Do dicionário Aurélio, um objeto é: "1. Tudo que é perceptível por qualquer dos sentidos. 2. Coisa, peça (...)."
A partir da necessidade de modelar objetos do mundo real em simulações de computador, surgiu o conceito de objetos de software.
Há várias definições do que é um objeto de
software. Seguem algumas utilizadas:
1. Um objeto é um pacote de software que
contém atributos e operações. Estes atributos (dados) também
são chamados de propriedades. Às operações (comportamento)
também dá-se o nome de métodos. [5] 2.
Um objeto é uma "caixa preta" que recebe e envia
mensagens. Uma "caixa preta" que contém código
(seqüências de instruções de computador) e dados
(informação na qual as instruções operam). Uma regra
primária da programação orientada a objetos: como um usuário
de um objeto, você nunca deve ter que entrar na caixa, pois toda
a comunicação é feita via mensagens. As mensagens definem a
interface com o objeto. [9]
3. Um objeto é um conjunto de variáveis e
métodos afins. (...) A idéia básica por trás de objetos é a
de simulação.(...) Nas metodologias de orientação a objetos,
programas devem ser escritos para simular estados e atividades de
objetos do mundo real. [10]
4. Um objeto é uma instância de uma classe. Ele
pode ser unicamente identificado por seu nome e ele define um
estado que é representado pelos valores de seus atributos em um
momento particular. O estado de um objeto varia de acordo com os
métodos que são aplicados a eles. [3]
O termo 'objeto' foi utilizado formalmente pela
primeira vez na linguagem Simula, e objetos tipicamente existem
nos programas em Simula para simular algum aspecto da realidade. [11]
Aula produzida por Leonardo Mendes Simão, Rafael de O. Valle dos Santos e Rafael Sabbagh Armony