Objeto

Do dicionário Aurélio, um objeto é: "1. Tudo que é perceptível por qualquer dos sentidos. 2. Coisa, peça (...)."

A partir da necessidade de modelar objetos do mundo real em simulações de computador, surgiu o conceito de objetos de software.

Há várias definições do que é um objeto de software. Seguem algumas utilizadas:
  1. Um objeto é um pacote de software que contém atributos e operações. Estes atributos (dados) também são chamados de propriedades. Às operações (comportamento) também dá-se o nome de métodos. [5] 2. Um objeto é uma "caixa preta" que recebe e envia mensagens. Uma "caixa preta" que contém código (seqüências de instruções de computador)  e dados (informação na qual as instruções operam). Uma regra primária da programação orientada a objetos: como um usuário de um objeto, você nunca deve ter que entrar na caixa, pois toda a comunicação é feita via mensagens. As mensagens definem a interface com o objeto. [9] 3. Um objeto é um conjunto de variáveis e métodos afins. (...) A idéia básica por trás de objetos é a de simulação.(...) Nas metodologias de orientação a objetos, programas devem ser escritos para simular estados e atividades de objetos do mundo real. [10]
4. Um objeto é uma instância de uma classe. Ele pode ser unicamente identificado por seu nome e ele define um estado que é representado pelos valores de seus atributos em um momento particular. O estado de um objeto varia de acordo com os métodos que são aplicados a eles. [3]
 

O termo 'objeto' foi utilizado formalmente pela primeira vez na linguagem Simula, e objetos tipicamente existem nos programas em Simula para simular algum aspecto da realidade. [11]
 

Exemplos
 

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Aula produzida por Leonardo Mendes Simão, Rafael de O. Valle dos Santos e Rafael Sabbagh Armony